Amplum Biogás
EP 43 - Biodigestor como tecnologia social no semiárido brasileiro
Com Ita Porto
17/06/2025 • 1 hora e 6 minutos
Entrevistado
Coordenadora da Diaconia no Sertão do Pajeú de Pernambuco. Ita Porto é agrônoma e especialista em agroecologia, com ampla atuação no desenvolvimento social no Semiárido. Desde 2020, coordena o território do Sertão do Pajeú pela Diaconia, onde atua há mais de 12 anos em assessoria político-pedagógica. Foi consultora da FAO e técnica em projetos com agricultores familiares e assentamentos da reforma agrária.
Sobre o Episódio
No episódio #43 do Podcast da Amplum, Andressa Pereira recebeu Ita Porto, coordenadora de projetos da Diaconia, para uma conversa sobre biogás, agroecologia, segurança hídrica e energética no semiárido brasileiro.
Com uma trajetória inspiradora, Ita compartilha como o Biodigestor Sertanejo tem transformado a vida de agricultores e agricultoras familiares, promovendo acesso à energia limpa, saneamento rural e fortalecendo o protagonismo feminino na agricultura.
Ela também fala sobre como tecnologias sociais são ferramentas para uma transição energética justa, gerando impactos positivos no meio ambiente e nas comunidades.
Análise do Editor
A análise deste episódio estará disponível em breve.